Ir para o conteúdo

Metaverso: o que é e como vai funcionar a nova internet que mudará às vendas, a publicidade e o mundo

Metaverso

A expressão metaverso foi criada em 1992 para se referir a um mundo virtual no qual as pessoas se encontravam, namoravam, jogavam e faziam compras. Em 2022, significa um ambiente 3D no qual videogames, redes sociais e entretenimento vão se fundir para criar experiências de imersão. Através de seus avatares, os participantes vão interagir e fazer tudo o que fariam na vida real.
É claro que gigantes de tecnologia salivam diante do potencial do mercado – não foi à toa que Mark Zuckerberg rebatizou seu negócio como Meta – e basta imaginar as vendas de acessórios para seu avatar ser capaz de realizar proezas e estar na última moda. No entanto, o metaverso pode ser muito mais.

De acordo com Danilo Araújo, CEO da PHD Virtual e Agência de Marketing Digital, “É inegável que esse novo patamar de realidade virtual vai transformar o mercado digital, principalmente o de publicidade e de vendas”. Para o CEO da agência potiguar, o Metaverso irá oferecer ao consumidor uma experiência muito próxima da realidade, como visitar sua loja preferida, tocar e sentir o aroma dos produtos utilizando apenas um equipamento em casa…

“Tudo isso parece ser coisa de filme de ficção científica, do tipo Jornada nas Estrelas. Contudo, já é algo tecnologicamente viável e previsto para até o final desta década, como reforçou o próprio Zuckerberg no SXSW”, destaca Danilo.

Segundo um relatório lançado pelo Gartner, empresa de pesquisa e consultoria de tecnologia , até 2026, 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora por dia no Metaverso para fins de trabalho, compras, educação, socialização e entretenimento. E para se antecipar a essa migração, as marcas já estão construindo a infraestrutura necessária para permitir que seus usuários repliquem suas vidas digitalmente.

Imagine um shopping construído no Metaverso e que você pode visitar, interagir com outros avatares, além de, é claro, fazer compras? Isso abre portas para negócios desde imobiliários até um varejo 5.0 de alta tecnologia.”, afirmou.

Além disso, a publicidade e as vendas devem experimentar novidades em relação aos bots atuais. Enquanto hoje assistentes virtuais de atendimento e tecnologia de reconhecimento facial já são indispensáveis, imaginar uma IA (Inteligência Artificial) que consiga identificar nossa respiração e batimentos cardíacos poderá criar vendedores virtuais melhores do que vendedores humanos, com aprendizado de máquina, e identificando quem está mais interessado no produto ou serviço em cotação.

A IA irá usar a palavra certa, na hora certa, pra reforçar gatilhos mentais e facilitar a fluidez da venda – algo que os humanos chamam de feeling. A máquina fará tudo isso com absoluta certeza e de forma calculada, aguçando sentidos que apenas alguns animais possuem.

Outra novidade será a engenharia genética nas vendas: em um mundo em que leis cobram mais privacidade dos usuários e lutam contra manipulação baseado no comportamento online e do usuário, no futuro, o próximo passo será entender persona e comportamento, baseando-se no seu DNA.

Parece mentira, mas nos EUA, uma em cada cinco pessoas já realizaram teste para decodificar o seu DNA. Essas informações genéticas podem ser usadas por algoritmo que sequenciará quem tem o “biotipo genético” de compra do produto ou serviço. “Nosso comportamento é previsível e, se diante de fake news baseadas no que o algoritmo julgou que seja capaz de manipular a decisão do usuário apenas com os dados fornecidos hoje (ações e desejos registrados), imagine um algoritmo com aprendizado de máquina com sequência de DNA em seu processamento. É fornecer à tecnologia 99% de certeza de quem irá ou ter grandes chances de comprar”, informa Danilo.

Não há dúvidas de que a publicidade, as vendas e a experiência do cliente nunca estiveram tão conectadas com a tecnologia. “O mundo será muito diferente daqui a três ou quatro anos, e as empresas devem estar atentas às inovações para aproveitar as oportunidades”, revela o CEO da PHD Virtual Danilo Araújo.

Publicidade

Matérias Relacionadas
×
Cookie

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Fechar