Neste domingo, o hospital Paulo Gurgel teve que fechar o pronto atendimento pediátrico durante 1 hora porque não conseguia mais atender nenhuma criança, tamanha demanda.
Em outros hospitais, públicos e privados, a situação não é diferente. Corredores lotados, horas de espera e leitos de internações cheios. Faltam remédios comuns nas farmácias, para diarreia por exemplo, e antibióticos. “Estamos vivendo um caos na pediatria”, disse a médica Larissa Oliveira Lopes, que atende em alguns desses hospitais.
Mas quais doenças tem levado tanta criança às emergências?
Segundo a pediatra os diagnósticos são basicamente esses: as infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite e pneumonia, doenças que podem levar as crianças à internação, a gastroenterite viral, que está sendo chamada popularmente de “virose da mosca”, que causa dores abdominais, vômito e diarreia, além da Influenza, Dengue e Chikungunya.
A Pediatra revela que este é um período comum para circulação de alguns vírus. “É um período chuvoso, então os pais levam as crianças para ambientes mais fechados, também é um período que todos estão na escola, após carnaval e verão. É um ciclo vicioso. O pai não sabe que a criança já está doente, manda pra escola, as outras crianças também pegam, vão passando de uma para outra”, explica.
Como reforçar a imunidade?
“É a pergunta do milhão”, diz a médica, que defende o reforço da imunidade como prevenção para as doenças pediátricas. “A primeira coisa e mais fundamental: a vacinação precisa estar em dia e infelizmente não é isso que vem acontecendo. Uma alimentação saudável, rica em alimentos menos industrializados, como verduras e frutas, também reforçam essa imunidade. o sono infantil tem sido muito prejudicado pelo uso de telas. O tipo de iluminação proveniente da tela do dispositivo corta a secreção de melatonina, um hormônio liberado pela glândula pineal que age diretamente nos padrões de sono, deixando as crianças sempre ativas mesmo que dormindo. Dormir bem é essencial para a imunidade. Outra coisa é o que popularmente se chama de vitamina S, de Sujeira, mas que nada mais é que o contato com a natureza, com bactérias e germes que habitam no nosso planet, que fazem com que nosso corpo crie anticorpos. Existem estudos que comprovam que essas crianças, que se sujam, brincam na areia, adoecem menos”, ensina Dra. Larissa.