Ir para o conteúdo

Prefeitura inaugura Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen

Prefeitura inaugura Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen

A Zona Norte de Natal vivenciou um momento histórico nesta terça-feira (26), com a inauguração da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen. A mais nova unidade de ensino da rede pública municipal foi entregue pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária municipal de Educação, Cristina Diniz.

Localizada no Parque dos Coqueiros, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, a escola conta nessa primeira fase do projeto com 12 salas para o Ensino Fundamental, laboratório de Ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de Informática, quadra poliesportiva, um auditório, refeitório e cozinha.

Com capacidade para atender 475 estudantes do Ensino Fundamental e 175 crianças da Educação Infantil, ambas em tempo integral, os recursos para a obra são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal. Estão sendo investidos R$ 16 milhões.

“A educação é o principal instrumento transformador na vida dos cidadãos. A Escola Municipal em Tempo Integral Padre Tiago Theisen é a maior e melhor unidade de ensino nesse modelo do Nordeste. Fico muito feliz de, como gestor, entregar à população um equipamento dessa magnitude”, disse o prefeito, no ato de inauguração.

Álvaro Dias destacou ainda a abordagem diferenciada que a escola vai ter na formação e aprendizagem dos alunos. “Estamos entregando uma escola de alta qualidade, oferecendo aos estudantes a oportunidade de frequentar o ambiente escolar nos três turnos. Além da formação pedagógica, eles terão a chance de praticar atividades esportivas, de lazer, leitura, literatura, dança, informática, acesso a atendimento médico, odontológico e psicológico”, elencou o prefeito.

A figura e o trabalho de Padre Tiago Theisen mereceram uma menção honrosa do prefeito, durante a solenidade. “Estamos eternizando o nome deste verdadeiro santo dos nosso tempos. Padre Tiago foi responsável pela alfabetização e formação de mais de 40 mil jovens e crianças da cidade. Sua atuação não era voltada apenas para a educação, ele se preocupava com todos os aspectos da vida daqueles que cuidava. Nada mais justo do que nomear esse verdadeiro templo do saber com o nome desta figura humana incrível, que é um exemplo para todos e nos ensinou tanto. Confesso que, dentro do conjunto de mais de 100 obras que nossa gestão realiza, esta é me traz uma emoção especial”, pontuou Álvaro Dias.

Previstas para serem concluídas até setembro de 2024, as obras da segunda e terceira etapas da unidade de ensino incluem também sete salas para a Educação Infantil, sala de leitura/multiuso, salas de atendimento médico, vestiário, piscina semiolímpica, pista para caminhada, área de recreação, espaço para atividades de movimento e biblioteca com mais de 1.000,00m² (com salas de leitura, biblioteca virtual, audiovisual, cabines individuais de estudo, área de leitura e pesquisa, reprografia e área administrativa).

O projeto da Escola em Tempo Integal Padre Tiago Theisen é autossustentável e conta com sistema de reutilização de água, as instalações são termicamente confortáveis, além de possuirem uma acústica especial. O local também já foi preparado para o uso da energia solar.

“Temos uma estrutura física moderna, ampla, com espaços acessíveis e vamos implementar uma política de ensino no modelo de educação em tempo integral que será referência para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Quero registrar aqui todo o empenho e determinação do prefeito Álvaro Dias por ter sonhado, acreditado e realizado esse projeto. Tenho a convicção de que toda essa dedicação será premiada. Desses bancos escolares, sairão cidadãos competentes, honrados e prontos para enfrentar os desafios que a vida vai colocar diante deles”, afirmou a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz.

O deputado estadual Adjuto Dias representou a Assembleia Legislativa na inauguração e parabenizou a gestão municipal pela prioridade dada à Educação. “A equipe da Prefeitura de Natal está de parabéns, pois está entregando para a cidade uma escola de excelência, que não vai deixar a dever a nenhuma outra da cidade. Essa unidade de ensino é uma grande conquista”, disse Adjuto.

Os alunos estão com a expectativa em alta para poder utilizar as dependências da escola. De acordo com a SME, a unidade de ensino vai funcionar a partir da próxima quinta-feira (29). Esther Medeiros, 13, vai estudar na nova unidade. Ela disse estar ansiosa para iniciar o ano letivo: “Estou muito feliz com a oportunidade de estudar aqui. É um prédio bonito, grande, espaçoso e confortável. Além de aprender, vou praticar esporte e realizar outras atividades”, contou.

Gabriel Dantas, 15, também será aluno da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen. O jovem também disse que não vê a hora de entrar na sala de aula: “Teremos uma formação completa. De dia vamos aprender as matérias tradicionais e depois vamos ter a chance de praticar esporte e participar de outros momentos educacionais. Essa formação vai fazer a diferença na minha vida”, pontuou.

Publicidade

Matérias Relacionadas
×
Cookie

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Fechar