Ir para o conteúdo

Rogério Marinho e o escândalo da Codevasf

Rogério Marinho e Jair Bolsonaro

Além de não ter um palanque para chamar de seu, o pré-candidato ao Senado Federal, Rogério Marinho, tem mais um assunto para se preocupar: o maior escândalo do Governo Bolsonaro – até agora – caiu em seu colo. Não bastasse ter que explicar o tempo todo sobre as Reformas da Previdência e Trabalhista, agora terá que responder sobre o suposto esquema.

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) detectou a ocorrência de sobrepreço em dez máquinas compradas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio de recursos do chamado Orçamento Secreto, composto por emendas indicadas por parlamentares sem a clara identificação do autor.

Nos três primeiros anos do governo Bolsonaro a Codevasf recebeu aproximadamente R$ 3 bilhões em emendas parlamentares para obras que não tiveram o valor real de execução comprovados. O levantamento considerou os repasses feitos até o final de 2021 e constam em um relatório de auditoria independente da Russell Bedford divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo.

A Codevasf – que corresponde à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, pasta tradicionalmente controlada pelo centrão. Até o mês passado o ministério estava sob o comando de Rogério Marinho (PL).

Ainda de acordo com o jornal, a Condevasf recebeu, no ano passado, em emendas parlamentares, o equivalente a 61% das dotações da empresa.

O documento ressalta, porém, que a estatal encerrou o exercício “verificando a existência de operações” para apresentar números de maneira confiável. No balanço, a Codevasf afirmou ter um saldo de R$ 2,7 bilhões na rubrica, mas os auditores dizem não ser possível “opinar sobre os saldos dessas contas e os componentes das demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa”.

Foto: Adalberto Marques/MDR

Publicidade

  • Anuncie Aqui Rosa Escuro Post
  • Anuncie Aqui Branco Post
Matérias Relacionadas
×
Cookie

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Fechar