A Fundação Gabo, instituição fundada pelo jornalista e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, anunciou na sexta-feira, 5 de julho, os vencedores do Prêmio Gabo 2024, a décima segunda edição do reconhecimento mais importante para o jornalismo de língua espanhola e portuguesa.
Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia no Teatro Jorge Eliécer Gaitán, em Bogotá, durante o Festival Gabo, o maior encontro de escritores e jornalistas ibero-americanos, que será realizado até domingo sob o lema #HistoriasParaDespertar.
O concurso recebeu 2,1 mil candidaturas este ano. O prêmio tem cinco categorias (Áudio, Cobertura, Fotografia, Imagem e Texto). Na categoria Texto, que recebeu 837 inscrições, o júri contou com a participação da jornalista do Rio Grande do Norte, Cledivânia Pereira. Ao todo, nesta categoria, participaram das duas primeiras etapas da avaliação 19 jornalistas de sete países (Brasil, Espanha, Porto Rico, Equador, Argentina, Colômbia e Venezuela). Do Brasil, além de Cledivânia Pereira, participaram os jornalistas André Duchiade, Flávia Marreiro e Tríssia Ordovas.
O júri da categoria Texto selecionou 42 trabalhos que seguiram para a última fase do concurso e foram avaliados pelos jornalistas Martín Caparrós (Argentina), Sabrina Duque (Equador) e Karina Sainz (Venezuela).
LEIA RELEASE COMPLETO CATEGORIA TEXTO:
https://docs.google.com/document/d/1j1rjZJDBUIR2RxEJeD1dBFKlr3RLNRtweK-hmprzbQU/edit?usp=sharing