Wellington Dias Lopes não é mais superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aqui no RN. Ele foi indicado pelo ex-ministro da Integração Nacional do governo Bolsonaro e hoje senador da República, Rogério Marinho.
O PT já estava de olho no cargo faz tempo, mas o centrão vinha mantendo o superintendente através do União Brasil. A denúncia que corre na justiça de que ele teria agredido fisicamente uma ex-funcionária no início de 2023 pode ter acelerado sua saída. Ele nega as acusações.
Na sexta-feira (1), dia de sua exoneração, constava em sua agenda oficial uma reunião com o deputado federal bolsonarista General Girão.
A Codevasf é uma empresa pública ligada ao Ministério da Integração Nacional e é a queridinha do Centrão, que já está de olho em uma nova nomeação aqui no estado.
Por outro lado, o PT tenta emplacar um nome seu.
O órgão é alvo de pelo menos 3 investigações da Polícia Federal no âmbito nacional. No tempo de Marinho e Bolsonaro, houve aumento de cargos e indícios de fraudes em licitações. Mesmo assim, o Governo Lula não mudou o comando do órgão, que continua na mão do Centrão em todo o país.
Vamos ver se isso vai mudar aqui no Estado. Duvido. Quem quer assumir aqui no Estado é o ex-prefeito de Assu e adversário da governadora Fátima, Ivan Júnior, por indicação do União Brasil.