Ir para o conteúdo

Médicos do RN acompanham em SP chegada de vacina contra câncer do colo do útero no Brasil 

Médicos do RN acompanham em SP chegada de vacina contra câncer do colo do útero no Brasil 

Duzentos médicos brasileiros participam em São Paulo de um evento promovido pelo laboratório MSD para lançar no Brasil a vacina mais eficaz do mundo contra o HPV, vírus responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero.

Entre eles, quatro que atuam no Rio Grande do Norte: as ginecologistas Karina Cavalcanti e Rossana Rebelo, o infectologista Kleber Luz e o pediatra Neftali Macêdo.

A nova vacina Gardasil 9 contra HPV evita 93% dos casos de câncer de colo de útero e outros cânceres, como o do ânus e da vulva e já estará disponível na rede privada e pública.

A vacina Gardasil quadrivalente, disponível pelas redes pública e particular de saúde brasileira, evita a contaminação das cepas mais comuns e de mais duas.

Atualmente, a vacinação quadrivalente contra HPV pelo SUS atende meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14.

Já no mercado particular, a imunização está disponível para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26

Pessoas que já tomaram a Gardasil podem fazer novo esquema vacinal com a vacina nonavalente. O esquema e número de doses é o mesmo da Gardasil quadrivalente. De 9 anos até 14 anos, são duas doses com intervalo de 6 meses até no máximo 12 meses. E após os 15 anos de idade, o esquema é de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

 

Publicidade

Matérias Relacionadas
×
Cookie

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Fechar