Duzentos médicos brasileiros participam em São Paulo de um evento promovido pelo laboratório MSD para lançar no Brasil a vacina mais eficaz do mundo contra o HPV, vírus responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero.
Entre eles, quatro que atuam no Rio Grande do Norte: as ginecologistas Karina Cavalcanti e Rossana Rebelo, o infectologista Kleber Luz e o pediatra Neftali Macêdo.
A nova vacina Gardasil 9 contra HPV evita 93% dos casos de câncer de colo de útero e outros cânceres, como o do ânus e da vulva e já estará disponível na rede privada e pública.
A vacina Gardasil quadrivalente, disponível pelas redes pública e particular de saúde brasileira, evita a contaminação das cepas mais comuns e de mais duas.
Atualmente, a vacinação quadrivalente contra HPV pelo SUS atende meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14.
Já no mercado particular, a imunização está disponível para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26
Pessoas que já tomaram a Gardasil podem fazer novo esquema vacinal com a vacina nonavalente. O esquema e número de doses é o mesmo da Gardasil quadrivalente. De 9 anos até 14 anos, são duas doses com intervalo de 6 meses até no máximo 12 meses. E após os 15 anos de idade, o esquema é de 3 doses (0, 2 e 6 meses).