Pesquisa Ipec/Inter TV divulgada na noite deste sábado (1º) registra empate técnico entre os candidatos ao Senado Rafael Motta (PSB) e Rogério Marinho (PL). Os dois aparecem em segundo lugar, empatados na margem de erro, com 26% dos votos válidos.
“O cenário real se apresenta agora, com esse empate. Não é sobre votar em um para tirar o outro. Rogério está fora dessa disputa. Então, amanhã, o eleitor pode livremente escolher o seu senador, sabendo que um bolsonarista está fora do páreo. Ninguém precisa votar em Carlos para tirar Rogério. O verdadeiro voto útil, o voto da mudança, o voto alinhado com o presidente Lula e com a governadora Fátima é o voto em Rafael. A vitória de Lula, Fátima e nossa amanhã é cem por cento possível”, afirmou Rafael.
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em 35 municípios potiguares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) sob o número RN-04452/2022.
O candidato Carlos Eduardo (PDT) apareceu com 40% dos votos válidos. Os demais candidatos somaram: Pastor Silvestre (PMN) 2%, Geraldo Pinho (Podemos), Dário Barbosa (PSTU) 1%, Veterinária Shirlei (DC) 1%, Freitas Jr. (PSOL) 1%, Marcelo Guerreiro (PRTB) 0% e Marcos do MLB (UP) 0%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.